Santo Alexandre Sauli – 11/10

CONTEXTO HISTÓRICO

O contexto histórico de hoje está entre 1534 e 1592. Na Espanha, reinava Carlos V como imperador do Sacro Império Romano Germânico. Nesta época, quase sempre, crises religiosas desaguaram em conflitos políticos. Diversas foram as guerras de religião, principalmente na França e na Alemanha.

Os homens lutaram pelo poder, mesmo que, aparentemente, as causas das desavenças tenham sido apresentadas como religiosas. De qualquer forma, todos esses problemas afetaram o mundo cristão, pois houve um ódio religioso separando e colocando pessoas em luta. Lutero combatia a Igreja de Roma, e suas idéias estavam começando a penetrar na França. Desde 1562 e durante 30 anos, a religião foi usada como pretexto para a França brigar com a Alemanha.

Enquanto isso, em Roma, Pio V dizia: “Não se prega a religião no sangue.” Gregório XIII, que o sucedeu, se incomodava com erros descobertos no calendário em uso. Em 24 de fevereiro de 1582, uma bula papal decidiu que, depois do dia 4 de outubro de 1582 viria o dia 15 de outubro. Implantou-se assim, no mundo católico, o calendário gregoriano, acertando 10 dias no calendário anterior.

No meio dessas disputas pelo poder, nasceu alguém que abdicou totalmente de todo poder a que teria direito, naturalmente, deixando de ser servido para servir. Continue lendo “Santo Alexandre Sauli – 11/10”