Nossa Senhora do Rosário – 07/10

CONTEXTO HISTÓRICO

Nos conventos medievais existiram muitos irmãos leigos que tiveram muita dificuldade para recitar o Saltário, por terem pouca familiaridade com o latim, lingua em que eles eram rezados. Para facilitar a vida desses irmãos, eles eram dispensados do Saltério e compensavam recitando Pai Nossos. Para contar a quantidade de Pai Nossos rezados, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), sugeriu que se enfiassem grãos em um barbante, que iam sendo passados à medida que se rezava.

A história também nos conta que, nesse mesmo período medieval, os vassalos homenageavam seus senhores com coroas de flores. Por isso o rosário surgiu com o significado de uma guirlanda de rosas, oferecida a Nossa Senhora pelos seus fiéis devotos, como sinal de seu profundo amor.

É ainda na história que encontramos Maria aparecendo a São Domingos, em 1328, indicando-lhe o Rosário como instrumento de conversão. “Quero que saiba que a principal peça de combate tem sido sempre o saltério Angélico (Rosário), que é a pedra fundamental do novo testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu saltério”.

A partir daí, os dominicanos passaram a promover essa devoção, até mesmo criando confrarias do Rosário. Aos poucos ela se tornou a oração popular por excelência, uma espécie de breviário do povo, para ser recitado à noite em família. Continue lendo “Nossa Senhora do Rosário – 07/10”